Videos Engraçados!
Economize energia elétrica no inverno
Com a chegada do frio, o consumo tende a aumentar, mas dicas ajudam a manter a casa quentinha sem onerar mais ainda o orçamento doméstico
Da Redação
Com a chegada do frio no inverno é difícil manter o gasto baixo com a energia elétrica. Mas quem está acostumado ao consumo responsável já sabe macetes do dia a dia que podem diminuir o valor da conta e, de forma inteligente, manter o frio lá fora de casa. Não é preciso se privar do conforto, mas é necessário evitar o desperdício. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do estado do Rio Grande do Sul, disponibilizou aos usuários dicas bem úteis para a economia da eletricidade nessa época menos quente. O resto do país pode não ser tão frio quanto o Sul, mas os gastos também são mais altos na conta de luz para todos no inverno.
Há vários aspectos abordados pela RGE. São dicas simples, mas que podem passar despercebidas no cotidiano e têm impacto considerável no gasto energético. Vale a pena ficar atento.
Mais consumo, mais impostos
A empresa informa a relação entre a faixa de consumo e o imposto pago, por exemplo. Quanto mais alto o consumo, mais imposto você paga. Um exemplo é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Governo Estadual arrecada 12% sobre o valor da fatura para quem consome até 200 KWh (kilowatt/hora) por mês. Ultrapassando este número, a cobrança do tributo é de 25% – mais que o dobro –, implicando em um quarto do total da conta. Mantendo sua faixa de consumo baixa, o imposto é mais baixo. A faixa de consumo consta da sua conta de energia, assim como o volume consumido nos últimos 12 meses.
Outra dica interessante e possível de ser seguida é na hora da compra dos aparelhos e equipamentos. Quase todos eles, hoje em dia, têm os selos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Evite a compra dos que não apresentam estes selos.
Veja também a real necessidade de um equipamento para sua casa. Segundo a RGE, um casal sem filhos, por exemplo, dificilmente precisa de uma geladeira duplex enorme. Um modelo menor é mais econômico, adequado e ainda garante mais espaço na cozinha. Vale lembrar que no inverno não é necessário usar o aparelho na potência máxima – regule o termostato de acordo com o clima. Se o refrigerador é antigo, verifique o estado das borrachas de vedação.
Tudo em bom estado, todos atentos
De maneeira geral, as instalações elétricas do imóvel devem estar em ordem, sem emendas, ou com emendas bem isoladas. Evite sobrecarregar o circuito com vários aparelhos ligados na mesma tomada. Mas nada vale uma casa em perfeitas condições se a família não estiver unida no mesmo propósito. De nada adianta a maioria economizar se uma ou outra pessoa da casa não estiver engajada na economia de eletricidade. Todos devem contribuir.
Geração de calor
Todo aparelho que gera calor gasta mais energia: chuveiro, ferro de passar, torradeira, aquecedor de ambiente, secadora de roupas, secador de cabelos, torneira elétrica e vários outros são usados em temperaturas maiores e aumentam o valor da fatura. Um conselho da distribuidora de energia gaúcha é substituir chuveiros, grelhas e churrasqueiras elétricas por modelos a gás ou a carvão (no caso das duas últimas). Fornos elétricos são eficientes, mas gastam eletricidade em demasia. Prefira usar o forno de seu fogão a gás.
O chuveiro é o campeão de consumo residencial, representando cerca de 25% a 35% da conta de luz. Usando regulado no modo “inverno”, o aumento do consumo é de cerca de 30% em relação ao modo “verão”. O ideal, segundo a RGE, é compensar no tempo: já que o chuveiro esquenta mais e gasta mais energia, é bom diminuir o período em que ele fica ligado. Mas é preciso prestar atenção, pois o frio faz com que você, sem perceber, fique mais tempo sob a água quente. Outra dica é, quando possível, tomar banho ainda com a luz do dia, quando a água está naturalmente com a temperatura mais elevada, não requerendo tanto esforço do chuveiro para esquentá-la. Evite também banhos em horários de pico (das 17 às 21h).
Use a secadora de roupas, assim como a lavadora (as que usam água quente gastam, obviamente, mais energia) somente quando juntar a quantidade máxima de peças indicada para o aparelho. O uso do sabão também deve ser dosado de acordo, pois detergente demais requer novos enxágues, que demandam mais energia.
Aquecedores de ambientes tornam a casa mais confortável. Para não precisar abrir mão deles, utilize-os nos cômodos mais usados. Compense o gasto de energia deles deixando desligadas luzes desnecessárias de outros ambientes, e mantendo alguns aparelhos com a tomada desplugada, pois o modo de stand-by gasta energia.
"Calor humano"
Uma dica final da RGE é bem-vinda. Reúna a família no mesmo ambiente para assistir a um programa de televisão, por exemplo. Hoje em dia, é comum cada um ficar em seu quarto com a tevê ligada, o que aumenta o consumo elétrico. Manter todos unidos estreita os laços familiares, mas também economiza energia, pois só é preciso iluminar e aquecer um cômodo.
Fotografe melhor
Especialista ensina como garantir boas imagens para guardar de recordação, de acordo com diferentes situações
Colaborou Carlos Gutemberg
As pessoas aguardam ansiosamente o período das férias. É um momento de passear, viajar e fazer algo que permita descarregar o estresse do ano inteiro. Dessa forma, é possível recarregar as energias para os próximos meses e ainda gerar muitas histórias para contar.
O fotógrafo Olympus Ivan Padovani dá dicas de como registrar bem essas histórias, seja na praia, no campo ou até mesmo na neve.
Pôr do sol ao fundo
Para fotografar pessoas com pôr do sol ao fundo, é aconselhável que se utilize o flash da câmera, para iluminar o assunto principal e evitar que o mesmo apareça na sombra.
Paisagem
Para tornar as fotografias de paisagem mais agradáveis ao olhar, é interessante evitar posicionar a linha do horizonte no centro do enquadramento. Na maioria das vezes, o resultado fica melhor quando se desloca a linha do horizonte mais abaixo ou mais acima do centro da imagem.
Dias nublados
Apesar da maioria das pessoas não gostar de fotografar em dias nublados, essa é uma ótima condição de luz para retratos de pessoas, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Uma boa dica para se fotografar nessas condições é evitar incluir grandes porções de céu no enquadramento e procurar ter um fundo mais escuro que o assunto principal.
Cachoeira ou neve
Sempre que se fotografa assuntos muito claros, como cachoeira ou neve, a câmera tende a ser “enganada” pela alta intensidade da luz do ambiente, registrando a cena de forma mais escura do que a realidade. Nesses casos, é importante usar o recurso de compensação de exposição, ajustando o mesmo para +1 ou mais, caso haja necessidade.
Essência da localidade
Para se obter imagens que retratem a essência de uma localidade, é fundamental que haja um nível de envolvimento com o ambiente e as pessoas que nele vivem. Para isso, recomenda-se evitar fotos da janela do carro e de pessoas à distância e procurar interagir com a população, vivenciando a cultura local. Assim, as fotos se tornarão muito mais realistas, trazendo mais informações e demonstrando muito melhor as características da região.
Menos é mais
As pessoas tendem a inserir uma grande quantidade de elementos na mesma imagem. Mas, na maioria das vezes, esta prática faz com que a foto se torne poluída e sem um foco de atenção. O ideal é procurar inserir poucas figuras no enquadramento, basicamente um primeiro plano, um assunto principal e um fundo. Assim, a imagem fica mais clara, objetiva e agradável ao olhar.
Cartão de memória
Cartões de memória e baterias sobressalentes são essenciais em uma viagem. Assim, evita-se perder momentos importantes por falta de memória ou porque acabou a bateria no meio do passeio e não é possível carregá-la. O cuidado com a câmera também é fundamental, já que equipamentos eletrônicos são sensíveis ao calor excessivo e a umidade. Desta forma, é importante evitar deixar a câmera exposta ao sol direto ou à maresia.
"Receitas Saborosas e rápidas"
Mousse de Gelatina
Ingredientes
- 500 ml de água fervente
- 2 pacotes de gelatina qualquer sabor
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
Modo de preparo:
- Dissolva a gelatina na água fervente
- Bata no liquidificador a gelatina dissolvida, o leite condensado e o creme de leite, por aproximadamente 3 minutos
- Coloque em uma vasilha de vidro com tampa e leve à geladeira por 3 horas, até que fique bem cremosa
- É uma delícia
(Exenplo de morango)
Pizza Rapida e prática
Igredientes
- 1 Kg de farinha de trigo
- 2 colheres de banha
- 1 ovo inteiro
- 2 tabletes de fermento biológico
- 1 xícara de óleo
- 1 pitade sal
- 1 pitada de açúcar
- 5 xicaras de água
- Molho de tomate já feito
- queijo de sua preferencia
- cebola
- orégano
- azeitona
- tomate
Modo de preparo:
- Coloque a farinha em uma bacia e acrescente o fermento, o sal, açúcar, ovo e o óleo
- Coloque a água em uma panela e quando estiver morna misture a banha até desmanchar
- Em seguida acrescente aos poucos na massa até obter ate o ponto de sovar
- Sove bem, abra com o rolo, uma massa bem fina, como a de pizzaria mesmo e coloque em formas untadas com óleo e farinha
- depois espalhe molho de tomate
- e decore do seu gosto colocando queijo cebola presunto , conforme a sua vontade
- e leve ao forno por 5 minutos
(exemplo de decoração)
Receita de como fazer banana split
A mistura entre banana e sorvete gerou um dos doces gelados mais famosos do mundo, a Banana Split. Famosa e normalmente presente nos filmes americanos, a Banana Slipt é um delicioso prato comercializado nas melhores sorveterias do mundo.
Se por acaso você não encontrar Banana Split nas sorveterias de sua cidade, faça você mesmo em casa seu sorvete. Confira como fazer a receita de banana split de maneira super fácil:
Ingredientes para fazer a receita de Banana Split:
- 2 bananas, nanicas
- 6 bolas de sorvete, do seu sabor preferido
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 4 cerejas em calda
- 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada
- Calda de chocolate a gosto
Modo de como fazer a receita:
- Coloque o creme de leite fresco num recipiente e bata até o ponto de chantilly;
- Reserve;
- Descasque as bananas e corte ao meio, no sentido do comprimento;
- Coloque duas metades de banana em cada recipiente;
- Distribua 3 bolas de sorvete sobre cada porção;
- Coloque chantilly entre as bolas de sorvete;
- Acrescente 2 cerejas em cada porção;
- Acrescente a calda de chocolate e a castanha de caju;
- Sirva a seguir.
- 1 ovo inteiro
- 1 gema para pincelar
- 200 g de farinha
- 100 g de margarina
- 16 ml de água
- 1 pitada de sal
- Recheio a gosto (pode ser de frango, de frango com palmito, só palmito, só camarão), use sua criatividade
- Colocar todos os ingredientes numa bacia, sovar até que a massa fique homogênea
- Colocar as medidas certas de cada ingrediente, do contrário, a receita não vai dar certo
- Não faca a olho
- Caso a massa fique um pouco molhada de mais, acrescente um pouco de farinha e sove mais um pouco
- Leve à geladeira por meia hora e depois e só montar as empadas
- Depois que montar as empadas fechar e pincelar com a gema por cima e levar ao forno por uns 30 minutos mais ou menos, forno à 180°
PREOCUPANTE
(Dunga luisão e Doni gritam com o time durante o jogo)
Craques sem ritmo, problemas de criação no meio e falha até na defesa...
Mas bola pra frente brasil que ainda tem estrada para andar.
Melhores momentos do jogo entre brasil e coreia do norte , o talento que brilhou foi maicon com seu gol praticamente imposivel veja o video:
Tabela de jogos da seleção brasileira .
15/06 | 15h30 | Brasil | 2x1 | Coreia do Norte |
20/06 | 15h30 | Brasil | x | Costa do Marfim |
25/06 | 11h00 | Brasil | x | Portugal |
Dunga diz que Brasil fez "boa partida", mas fala em necessidade de evolução
O técnico Dunga não viu maiores limitações ou problemas da seleção na vitória apertada sobre a Coreia do Norte por 2 a 1. “O Brasil fez uma boa partida, sobretudo no segundo tempo”, disse.
MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA
-
Nem Kaká nem Lúcio, muito menos Luís Fabiano. Em apresentação burocrática do Brasil, Maicon e Robinho destoaram no triunfo por 2 a 1 na estreia
-
Depois da vitória apertada, meia Kaká amenizou as dificuldades encontradas diante dos asiáticos: "somos líderes, não importa o saldo de gols"
Indagado mais de uma vez se ficou satisfeito, criticou apenas a falta de velocidade na troca de passes no primeiro tempo. E concedeu: “A gente quer sempre mais. Não se contenta com o que conseguiu”.
“Nas circunstâncias de estreia, com a ansiedade, nervosismo e longo período de treinos, estamos satisfeitos pela vitória, mas é claro que queremos sempre jogar melhor. Não só eu, como todos os jogadores não ficaram completamente satisfeitos", analisou Dunga.
O técnico elogiou a retranca da Coreia. “Eles marcaram muito bem”. Falou, em particular, da atuação de três jogadores da sua equipe, sem dar detalhes: “Robinho, Maicon e Juan jogaram muito bem”.
Ele também justificou as alterações que fez. Disse que a saída de Kaká estava prevista e que optou por Nilmar, e não Julio Baptista, porque contava aproveitar com a velocidade do atacante num momento em que o Brasil vencia a partida.
A troca de Elano por Daniel Alves foi justificada pela expectativa, não realizada, que o ala do Barcelona pudesse arriscar chutes de longa distância. E sobre a troca de Felipe Melo por Ramires disse que foi “opção tática”.
Dunga demonstrou irritação com uma pergunta que questionou a atuação do Brasil e observou que o gol de Maicon ocorreu numa falha do goleiro coreano. “Se ninguém falhar o jogo termina 0 a 0o. E o Maicon já fez dois ou três gols desta mesma maneira”.
Depois, também foi sarcástico quando indagado a respeito da boa atuação de Robinho. “No ano passado, quando o Robinho estava no Manchester City, vários jornalistas pediram a saída dele da seleção. Um deles, foi você”, disse, apontando para um repórter brasileiro. “O meu problema é que tenho memória de elefante”.
Escalação contra portugual
Chegou a Copa do Mundo 2010 e todos nós, apaixonados por futebol e amantes de um bom esporte, queremos saber qual é a escalação da Seleção feita pelo técnico Dunga. Sabemos que foi uma decisão muito difícil e com mutias dúvidas, porém, o técnico finalmente chegou à sua escalação definitiva, com todos que irão com certeza pra Copa da Africa.
A escalação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2010 já está definida, o Dunga fez algo que outros não fariam: apostou em jogadores em que ninguém dava mais bola. Será que essa jogada do técnico valerá a pena e seremos pela sexta vez campeão da Copa do Mundo? Confira a escalação abaixo.
Goleiros
- Júlio César
Laterais
- Daniel Alves
- Gilberto
- Michel Bastos
Zagueiros
- Juan
- Lúcio
- Luisão
- Thiago Silva
Volantes
- Gilberto Silva
- Felipe Melo
- Josué
Meias
- Daniel alvez
- --
- Júlio Batista
Atacantes
- Luís Fabiano
- Robinho
CBF
Brasil vence Chile por 3 a 0 e enfrenta Holanda nas quartas-de-final
Juan, Luís Fabiano e Robinho marcaram. Jogo contra Holanda será sexta-feira
A Seleção Brasileira voltou a apresentar um futebol de técnica apurada e espírito coletivo na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, o time superou o Chile com uma atuação que não deixou dúvidas sobre a sua imensa superioridade sobre um adversário que, apesar da luta, não teve como evitar a derrota e a eliminação.
Os 3 a 0 no placar acabaram sendo modestos, mas foi o resultado suficiente para fazer o Brasil avançar, agora nas quartas-de-final, em que terá a Holanda como adversária na sexta-feira, às 20h30 – 15h30 de Brasília – em Port Elizabeth.
A Seleção Brasileira jogou um futebol objetivo, de muita rapidez e soube ser decisiva logo no primeiro tempo.
Contra um adversário que, mesmo tentando atacar, voltava com seus jogadores todos atrás da linha da bola quando a perdia, o Brasil se comportou de maneira inteligente e mais adequada para enfrentar as dificuldades que se apresentavam – toques de primeira, para a frente, objetivos.
Ainda assim, estava difícil superar a bem armada defesa chilena. Os jogadores tentavam os chutes de longe, sem levar perigo, e as cabeçadas em diversas cobranças de escanteio.
Até que Juan, zagueiro que tem excelente impulsão e já marcou muitos gols de cabeça na carreira, apareceu para escorar com uma cabeçada certeira e violenta a cobrança precisa feita por Maicon.
Era tudo o que o Brasil precisava. Um gol para tirar o Chile da sua postura defensiva e convidá-lo para atacar, na certeza de que os contra-ataques que surgiriam seriam bem aproveitados.
Foi o que aconteceu. No primeiro, Luís Fabiano se atrapalhou e não deu seqüência à jogada. Mas no segundo, logo em seguida, o contra-ataque foi mortal. Bola de pé em pé, de Robinho para Kaká, e deste para Luís Fabiano – dessa vez o artilheiro não perdoou, driblando até o goleiro antes do chute final.
No segundo tempo, mesmo com a desvantagem, o Chile não partiu todo para o ataque como se supunha em um jogo decisivo, como é nas oitavas, daqueles que, quem perde, volta para casa.
O time continuou armado em um forte sistema defensivo, e à Seleção Brasileira cabia esperar pelo momento certo de sair para buscar o ataque.
E o momento veio rapidamente. Ramires, que entrou muito bem no time, partiu com a bola dominada, driblando quem aparecia pela frente, até servir Robinho, que não desperdiçou a oportunidade de marcar seu primeiro gol em Copa do Mundo – ele chutou com classe, como que para coroar com perfeição a grande jogada individual de Ramires.
O jogo estava liquidado. Mas o Brasil queria mais. Kaká e Robinho quase marcaram, depois de duas jogadas bem tramadas no ataque, e atrás a defesa segurava com eficiência as tentativas chilenas de reduzir o placar.
Robinho teve ainda um gol anulado – estava impedido -, e a Seleção Brasileira controlava o jogo com a tranqüilidade do time que sabe o que faz em campo. Dunga substituiu Luís Fabiano por Nilmar e Kaká, que levara cartão amarelo, por Kleberson. Gilberto também entrou no lugar de Robinho.
Mas o jogo estava definido. E chegou ao seu final com o resultado que expressou a justiça do que aconteceu no gramado do Ellis Parkc: o Brasil foi superior, tem um time melhor do que o do Chile, e por isso está merecidamente nas quartas-de-final da Copa do Mundo 2010.
Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves, Kaka (Kleberson, aos 80), Robinho (Gilberto, aos 74) e Luís Fabiano (Nilmar, aos 75).
Técnico: Dunga
Chile jogou com Claudio Bravo, Mauricio Isla (Millar, aos 56), Pablo Contreras (Tello, aos 46), Gonzalo Jara, Ismael Fuentes, Arturo Vidal, Carlos Carmona, Jean Beausejour, Alexis Sánchez, Humberto Suazo e Mark González (Valdivia,aos 46).
Técnico: Marcelo Bielsa
Gols: Juan, aos 34; Luis Fabiano, aos 37; Robinho, aos 59.
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistente nº1: Darren Cann (Inglaterra)
E você, acha que essa Seleção para a Copa 2010 vai dar certo e seremos campeões? Deixe sua opinião acerca disso nos comentários!
Diet (Dietético) e Light – Qual a Diferença?
Você se sente perdido diante da enorme quantidade de produtos que existem com nomes diet (dietéticos) e light? Ouve-se essas palavrinhas na televisão, nas propagandas, nos filmes e nos mais diversos sites. Os supermercados possuem uma infinidade desses tipos de produtos. Porém, você saberia dizer qual a diferença entre o alimento diet e o light? Cuidado ao buscar esse tipo de informação, pois há lugares que informam de forma incorreta ou incompleta sobre o assunto.
O enquadramento dos alimentos em light e diet segue uma legislação específica do Ministério da Saúde. A AnvisaAgência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica o nome diet para dois tipos de alimento: aqueles alimentos para dietas que possuem restrição de algum tipo de nutriente (como, por exemplo, carboidratos, gorduras, proteínas, sódio) e alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (controle de peso ou açúcares). Dessa forma, os alimentos diet possuem ausência total de algum ingrediente, falando de forma grosseira e resumida. Quer um exemplo? O chocolate diet possui ausência total de açúcar. Em geral, indicado para pessoas com diabetes. (
Os alimentos light são com baixo teor de algum componente como, sódio açúcar, gordura, colesterol, com redução de, no mínimo, 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou caloria com relação ao alimento tradicional (normal).
Assim a diferença crucial entre o diet e o light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet possui ausência total de alguma substância, o light possui apenas uma redução de algum nutriente. Portanto, para fazer bom uso desses alimentos e entender qual tipo pode lhe atende melhor, é necessário saber a diferença entre o diet e o light. Além disso, saber o que é um ou outro é uma arma importante para você garantir seus direitos como consumidor, já que as empresas precisam seguir uma série de especificações para classificar alimentos entre light ou diet. Fique atento!
Hidratação de abacate para cabelos
O abacate é muito bom sim, mas hidratações com cremes e vitaminas frequentemente ainda é a melhrsolução.
Uma receita mt simples com abacate é yocê vai precisar de:
1 abacate
1 clara de ovo
1 copo de água
Liquidificador
Separe a clara da gema, no ovo.
No liquidificador coloque 1 copo de água, a clara do ovo
e a poupa do abacate.
Bata a mistura até ela ficar cremosa.
Pronto!
Para passa a mistura é melhor passar mechas-por-mecha,
desembaraçando delicadamente o cabelo com as mãos, e
ao mesmo tempo massageando.
Deixe agir de 20 a 30 minutos.
(atenção se for usar touca térmica nao deixe passar
do tempo pois pode queimar o seu cabelo ok)
Retirea touca e massageie os cabelos por alguns minutos.
Enxague bem! de preferência com a temperatura mais para água fria.
Aliás, sempre que vc lavar o cabelo, no final do banho esfrie a água e deixe cair sobre os cabelos, ajuda a dar brilho.
Lave o cabelo novamente com shampoo e condicionador para retirar o cheiro do abacate.
Para o seu cabelo recuperar a força, aconselho a hidratá-lo pelo menos 2 vezes na semana.
Misture em cremes para hidratação, ou máscara capilar vitaminas A e E .
Faça o mesmo procedimento acima: massageie, deixe 20min enxague.
Um grande segredo é usar sempre um reparador de pontas!
(se seu cabelo for mt seco passe um pouco ao longo dos fios, nunca na raiz. Cuidado para nao exagerar senao o cabelo ficará oleoso)
Como hidratar cabelos cacheados
Você não agüenta mais a falta de brilho, o volume excessivo e os fios arrepiados? Isso acontece porque o cabelo cacheado é enroladinho desde o couro cabeludo. Isso dificulta a distribuição da oleosidade natural da raiz até as pontas. Para driblar o problema sem gastar muito tempo e dinheiro, nada melhor que uma hidratação feita em casa, da maneira adequada e com os produtos certos. Confira os três processos que AnaMaria pesquisou e experimente-os. Não vai pesar no bolso nem atrapalhar sua agenda. E o resultado, acredite, será visível: no espelho!
Hidratação seca
Se o seu cabelo está com pontas duplas e sem brilho, atenção! Ele provavelmente está perdendo umidade e nutrientes importantes. Não desanime. Hidrate os fios com produtos sem enxágüe-os chamados leave-in. Em forma de spray, fluido ou creme, esse tipo de cosmético forma uma película protetora que impede a evaporação da água e fecha a cutícula do fio. O resultado? Cachos macios, maleáveis, disciplinados e bem definidos.
Vantagens: Reduz o volume, elimina o atrito, retarda o aparecimento de pontas duplas e hidrata os fios diariamente.
Desvantagem: Se você exagerar na quantidade do produto, seu cabelo ficará com aspecto grudento.
Como aplicar: Lave com o xampu, passe o condicionador, enxágüe e seque, como de costume. Depois de secar os fios, use o leave-in. Atenção para a quantidade: 1/2 colher (café) se o cabelo for curto, 1 colher (café) cheia para o tamanho médio e 1 colher (chá) se for longo. Não passe na raiz, para que o cabelo não fique com cara de sujo! Amasse os cachos, com carinho, para defini-los.
Quando: Repita durante 10 dias ou quando os fios estiverem arrepiados e ressecados.
Hidratação molhada
Sabe aquele dia em que você tem vontade de tomar um banho mais demorado? Aproveite para fazer uma hidratação rápida embaixo do chuveiro. O calor da água vai facilitar a penetração dos nutrientes das máscaras capilares no interior dos fios.
Vantagens: O processo é muito rápido e você consegue notar o resultado logo que sai do banho!
Desvantagem: Cabelos que apresentam excesso de oleosidade podem ficar ainda mais pegajosos.
Como aplicar: Verifique se a água do chuveiro está morna – a alta temperatura remove a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. Lave o cabelo com o xampu de costume. Aplique pequenas porções da máscara hidratante nas mechas. Se você tem cabelo curto, aplique uma quantidade correspondente a uma moeda de R$ 1. Se os seus fios são médios, dobre a quantidade. Para cabelos longos, a dose deve ser triplicada. Massageie mecha por mecha, de cima para baixo, e espere o tempo recomendado na embalagem do creme. Enxágüe bem. Tome cuidado para não deixar resíduos do produto, pois eles podem render ao cabelo um indesejado aspecto pesado. Além disso, a textura pode dificultar na hora de pentear.
Quando: Repita a hidratação uma vez por semana.
Hidratação térmica
Pontas espigadas e embaraçadas, falta de brilho e fios arrepiados? Calma! Seu cabelo precisa de um tratamento mais intenso e profundo. A hidratação feita com touca térmica ou toalha quente facilita a absorção dos ingredientes pela fibra capilar. Os cosméticos para esse tipo de hidratação são enriquecidos com ativos que ajudam a regenerar a estrutura do fio. As máscaras são formuladas com vitaminas (como a A, que melhora a elasticidade), sódio (que ajuda a controlar o equilíbrio da água), silicones, glicerina e ácidos graxos (que favorecem a maciez e a flexibilidade).
Vantagens: É um tratamento intensivo, que deixa os cachos macios e brilhantes.
Desvantagem: É a hidratação mais demorada: você precisa esperar cerca de 20 minutos para deixar a máscara agir.
Como aplicar: Lave o cabelo com xampu e, em seguida, tire a umidade com uma toalha, mas sem apertar ou esfregar os fios. Separe o cabelo em quatro partes e coloque uma pequena quantidade da máscara hidratante na palma da mão. Se você tem cabelo curto, use o correspondente a uma moeda de R$ 1. Se tem comprimento médio, dobre a quantidade. Para o cabelo longo, a dose deve ser triplicada. Massageie delicadamente mecha por mecha, de cima para baixo. Enrole o cabelo em uma touca térmica, toalha quente ou papel-alumínio. Deixe o produto agir por 20 minutos. Para finalizar, enxágüe bem, até sentir que não ficou nenhum resíduo do produto.
Quando: Para os fios sem química, o processo deve ser feito mensalmente. Já os tingidos merecem uma hidratação a cada 15 dias.
Fonte:MdeMulher
Cinema em breve neste ano de 2010.